Depois de manifestações, manobras petistas para barrar, anular e reverter o processo do impeachment, o Senado decidiu pela admissibilidade do afastamento de Dilma Rousseff, que não sofreu o impeachment, mas passará pela fase de julgamento e por conta disso não pode estar em exercício durante esse período.
Mesmo de madrugada e antes da votação eletrônica, milhões de brasileiros comemoraram a decisão do Senado, onde cada senador que discursava manifestava o seu voto. A oficialização se dá pela votação eletrônica que aparece no painel do Senado. Mas não foi preciso esperar tal formalidade.
Tchau, querida', começou a ganhar espaço nas redes sociais nessa manhã após 55 senadores votarem a favor do impeachment de Dilma Rousseff.
A partir de agora Michel Temer assume oficialmente a presidência da República e Dilma deve ficar afastada por até 180 dias, conforme dispõe normativa legal. É importante ressaltar que o julgamento do impeachment não possui prazo, de forma que, se dentro de seis meses não for tomada uma decisão, Dilma Rousseff retorna para a presidência, entretanto, a sentença ou absolvição pode ser anunciada à qualquer momento.
No caso específico de Dilma, é pouco provável que ela retorne ao cargo por conta da demora em se julgar seu processo, pois dada a importância de se conferir mais certezas e menos impasses para a política nacional, a tramitação do mesmo deve ser mais célere, respeitando sempre o direito de ampla defesa.
O deputado federal e líder do partido dos trabalhadores na Câmara dos Deputados,José Guimarães, usou a sua conta oficial no Twitter para convidar militantes petistas para se despedirem de Dilma em uma cerimônia marcada para acontecer essa manhã, às 9h no Palácio do Planalto.
Michel Temer será notificado oficialmente às 11 horas, e no decorrer do dia deve fazer o seu primeiro pronunciamento oficial em rede nacional, pedindo o apoio da população para governar o país e apresentando políticas para começar a reverter o grave estado da economia brasileira.
O que você achou do afastamento de Dilma? Deixe a sua opinião através de um comentário.